Seguro saúde (chamado comumente de plano de saúde) é um serviço fornecido por uma seguradora privada que disponibiliza uma rede, conforme cada plano oferecido, de atendimento médico, laboratorial e hospitalar. Assim, cada instituição terá sua própria rede de atendimento com clínicas e profissionais cadastrados.
Com um plano de saúde, ao precisar de um serviço médico, será necessário consultar a rede de atendimentos e selecionar o laboratório, a clínica ou o profissional disponibilizado pela seguradora. Fora isso, será necessário verificar a politica de reembolso, pois poderá ser utilizado o serviço como “Particular” e posteriormente solicitar reembolso a seguradora prestadora do serviço de plano de saúde.
Os tipos de cobertura e abrangência variam bastante conforme seguradora e plano contratado. Assim, o melhor plano depende bastante do seu perfil e da empresa e de seus colaboradores.
O serviço pode ser oferecido em diversas modalidades. Veja algumas:
INDIVIDUAL: é a opção mais cara, uma vez que é personalizada para um único indivíduo;
FAMILIAR: estende-se para os familiares diretos do contratante, o que inclui pai, mãe, cônjuge e filhos;
COLETIVO: contratado por um grupo de pessoas, normalmente em associações de classes, sindicatos etc.
EMPRESARIAL: direcionado para empresas públicas e privadas que desejam atender seus colaboradores. Ele é debitado diretamente na folha de pagamento do funcionário, reduzindo parte da burocracia.
Existem também diferentes tipos de planos, conforme sua margem de cobertura, divididos em dois grandes grupos: os de referência e os segmentados.
Planos de referência
São os mais caros, pois são mais completos, garantindo coberturas amplas a tratamentos, exames, cirurgias e até a alguns transplantes.
Planos segmentados
Atendem conforme o segmento do plano:
AMBULATORIAL: plano bem básico, com cobertura para consultas e procedimentos mais simples — as restrições dependem do contrato de cada operadora;
HOSPITALAR: além da cobertura básica, também garante internação sem limites de prazos;
HOSPITALAR COM OBSTETRÍCIA: em relação ao anterior, adicionam-se pré-natal, parto e atendimento ao recém-nascido;
PLANO ODONTOLÓGICO: restringe-se aqui aos procedimentos odontológicos feitos em um consultório, como periodontia, exames radiológicos, endodontia e cirurgias orais mais simples, além de emergências e urgências.